Talvez os nomes dos músicos folk Percival, Eivør, The HU, Einar Selvik e Heilung sejam desconhecidos para muitos dos fãs dos jogos eletrônicos. Esperamos, com esta matéria, dar o devido destaque a esses artistas que tanto enriqueceram as trilhas de alguns dos nossos títulos favoritos.
Antes de tudo, vamos diferenciar os músicos folk aqui citados de outros nomes que compõem subgêneros musicais que levam esse mesmo rótulo, especialmente daqueles que executam músicas tradicionais ou folclóricas. Os artistas aqui citados fazem parte de uma onda de músicos folk que buscam inspiração nessas músicas tradicionais de seus países, inclusive utilizando instrumentos históricos, mas criando uma sonoridade verdadeiramente moderna.
![5 músicos folk em épicas trilhas sonoras de jogos 12 5 músicos folk em épicas trilhas sonoras de jogos](https://odisseianeon.com.br/wp-content/uploads/2024/12/musicos-folk-trilhas-sonoras-01-1024x683.webp)
O reconhecimento que têm obtido com essa fusão de sons é tão grande que transformou alguns deles em embaixadores culturais de suas nações, chegando até mesmo a tomar parte em celebrações oficiais de Estado.
Percival – The Witcher 3: Wild Hunt
A banda polonesa de folk eslavo Percival foi aquela que iniciou essa onda de parcerias entre os estúdios de jogos e músicos folk. Formado pela dupla Mikołaj Rybacki e Katarzyna Bromirska, o Percival possui uma contraparte folk metal chamada Percival Schuttenbach, nome de um gnomo presente nas obras literárias de Andrzej Sapkowski, a mente por trás do universo de fantasia The Witcher.
O grupo se juntou ao compositor Marcin Przybyłowicz (Cyberpunk 2077) para encaixar as próprias composições com a aguerrida sonoridade eslávica ao RPG de fantasia medieval da CD Projekt Red. A trilha sonora resultante mescla as faixas mais atmosféricas, criadas por Marcin, com o som mais orgânico proporcionado pelo Percival.
Eivør – God of War e God of War Ragnarök
A cantora faroesa Eivør Pálsdóttir é conhecida por ter emprestado a sua voz para a trilha sonora da série The Last Kingdom da Netflix. No mundo dos games, porém, sua poderosa e altamente versátil voz enriqueceu as trilhas sonoras de God of War (2018) e God of War Ragnarök, numa parceria de sucesso com o compositor de trilhas de jogos, filmes e séries, Bear McCreary. Aliás, o jogo mais recente da franquia venceu justamente a categoria de melhor música/trilha sonora para jogos do The Game Awards 2022, o “Oscar dos videogames”.
The HU – Star Wars Jedi: Fallen Order e Star Wars Jedi: Survivor
Ainda que as músicas compostas pela banda de folk metal da Mongólia, The HU, não estejam presentes nas trilhas sonoras originais dos jogos Star Wars Jedi: Fallen Order e Star Wars Jedi: Survivor, a banda foi imortalizada nos jogos da franquia na forma do grupo The Agasar, uma das bandas favoritas do protagonista Cal Kestis. É possível ouvi-las em alguns momentos dos jogos, especialmente quando o ruivo jedi as escuta.
Einar Selvik – Assassin’s Creed Valhalla
Famoso por participar da trilha sonora da série Vikings, o músico Einar Selvik, a mente por trás da banda Wardruna, já havia contribuído com seus talentos para jogos eletrônicos. A primeira vez se deu em uma parceria com com Neal Acree na trilha sonora de Rend. Algum tempo depois, viria a colaborar com Austin Wintory para dar vida ao tema do campeão Volibear de League of Legends.
No entanto, foi com Assassin’s Creed Valhalla que o skáld norueguês marcou de vez o seu território no mundo das trilhas sonoras de jogos, em parcerias com Jesper Kyd, Stephanie Economou e Sarah Schachne, além da cantora escocesa Julie Fowlis, que gravou sua bela voz para o DLC Wrath of the Druids. Einar marcou presença inclusive no DLC Dawn of Ragnarok, que venceu o primeiro prêmio Grammy para trilhas sonoras de videogames e outras mídias interativas, em 2023.
Heilung – Senua’s Saga: Hellblade 2
Outro peso pesado no time de músicos folk no mundo das trilhas dos games é a banda de folk experimental Heilung. O grupo já havia sido homenageado na Temporada VII de Conqueror’s Blade, tendo duas de suas músicas presentes na atualização do MMORPG de guerra medieval. Agora, com o recente lançamento do segundo jogo da série Hellblade, a música única e inspiradora dessa banda, composta por diversos países do norte da Europa, contribui para dar vida à narrativa da atormentada protagonista Senua.
Menção honrosa: Bruno Maia – Tales of Shadowland
O Brasil também possui um representante nessa lista ilustre de músicos folk nas trilhas dos jogos.. O multi-instrumentista mineiro Bruno Maia (Tuatha de Danann) compôs uma trilha sonora de inspiração medieval para o MMORPG brasileiro em desenvolvimento Tales of Shadowland. No entanto, essa história mereceu uma postagem exclusiva, que você encontra aqui mesmo em nosso site.
O que achou das músicas? Lembrou de ter ouvido alguma durante as suas jogatinas? Deixe o seu comentário!