Com uma carreira brilhante e repleta de conquistas, o compositor norte-americano Neal Acree destaca-se por suas habilidades musicais, que têm deixado uma marca indelével na indústria do entretenimento. Reconhecido por suas trilhas sonoras premiadas em filmes, séries de TV e jogos eletrônicos, Neal Acree solidificou seu nome em franquias de peso como World of Warcraft, Diablo e The Legend of Vox Machina.
Uma mudança de rumo para Neal Acree
Desde os acordes que embalaram sua infância, marcados pelos magníficos trabalhos de nomes consagrados como John Williams (Star Wars, Harry Potter), Jerry Goldsmith (Star Trek) e James Horner (Avatar), Neal Acree trilhou um caminho singular em direção à sua própria notoriedade musical. Inicialmente inclinado às artes plásticas, o destino o conduziu a explorar os reinos da música eletrônica instrumental.

Aprendendo com os mestres
Os alicerces de sua jornada foram estabelecidos nos bastidores das majestosas orquestrações dos filmes de Hollywood. Neal Acree, nos primórdios de sua carreira, desempenhou o papel crucial de transportar e instalar equipamentos musicais em numerosas sessões das mais imponentes. Nesse contexto, teve o privilégio de observar de perto e absorver a expertise de ícones como Jerry Goldsmith, James Horner, Hans Zimmer, Thomas Newman, David Newman, Randy Newman, John Barry, Alan Silvestri, Bill Conti, John Debney e James Newton Howard.
A experiência de trabalhar em meio a esses mestres da composição cinematográfica não apenas moldou a trajetória de Neal Acree, mas também serviu como uma escola viva, onde cada nota e arranjo contribuíam para sua própria evolução musical. Esse período formativo não apenas solidificou sua paixão pela criação sonora, mas também preparou o terreno para uma carreira que viria a se destacar no cenário musical.
A formação musical posta à prova
Com uma sólida formação que abraçou os matizes da música clássica, étnica e eletrônica, Neal Acree dedicou-se ao estudo dessas disciplinas nos Estados Unidos e na Inglaterra. Ao longo desse percurso multifacetado, a percepção de que as trilhas sonoras de filmes poderiam unir suas paixões pela música e pelo cinema começou a ganhar clareza. Contudo, foi em 2006, ao compor a música de abertura da expansão The Burning Crusade para o MMORPG World of Warcraft, que o vasto universo das trilhas para jogos eletrônicos se abriu de maneira definitiva para Neal Acree.
O impacto desse projeto não apenas marcou o início de uma colaboração duradoura com o universo de Warcraft, mas também sinalizou uma virada crucial em sua carreira. A fusão entre sua habilidade técnica e sensibilidade artística encontrou um terreno fértil no cenário dos jogos eletrônicos, proporcionando a Neal Acree uma plataforma para expressar sua criatividade de forma mais aprofundada.
Jornada ao Oriente
O ano de 2014 marcou um ponto de virada significativo na carreira de Neal Acree, quando suas composições envolvendo temática asiática, notavelmente destacadas na aclamada trilha sonora de World of Warcraft: Mists of Pandaria, abriram as portas para uma nova fronteira: o mercado chinês. Essa incursão bem-sucedida possibilitou que a empresa NetEase confiasse a Neal Acree a tarefa de criar uma trilha sonora inspirada na música tradicional chinesa para o MMORPG Revelation Online. Este feito, por si só, representou uma notável exceção, já que era raro uma produtora de jogos eletrônicos chinesa contratar um profissional do Ocidente para um trabalho dessa magnitude.
Não foi a última vez, no entanto. Sucessivamente, ele emprestou sua genialidade musical para os jogos Imperial Reign, Wildfire e Legends of Tibet, todos produzidos pela NetEase. Esse padrão de reconhecimento e confiança evidenciou não apenas a adaptabilidade de Neal Acree em mergulhar nas nuances culturais da música, mas também sua capacidade de transcender fronteiras geográficas e culturais, estabelecendo-se como um colaborador valioso e respeitado no cenário global dos jogos eletrônicos.
Parceria duradoura com a Blizzard Entertainment
Entre os projetos emblemáticos que carregam a assinatura sonora distinta de Neal Acree, destacam-se os icônicos jogos da Blizzard Entertainment: World of Warcraft, Diablo III e IV, StarCraft II e Overwatch, elevando a imersão e a atmosfera destas produções a novos patamares, além de faturar múltiplas premiações com os títulos.
Do mundo dos jogos para o das séries e filmes
Além do universo dos jogos eletrônicos, Neal Acree emprestou sua maestria musical a séries de TV de renome, incluindo a animação do Critical Role, The Legend of Vox Machina, e das séries Stargate SG-1, Stargate Atlantis e Witchblade, além de filmes, como Stargate: The Ark of Truth, ampliando ainda mais a influência do premiado compositor.
Os fãs dos jogos eletrônicos não precisam se preocupar, no entanto, pois Neal Acree continua a orquestrar as trilhas de uma variedade cada vez maior de jogos, como aconteceu com a premiada trilha sonora do jogo de sobrevivência de equipes e mitologia nórdica da Frostkeep Studios, Rend, que contou com a participação de Einar Selvik (Vikings, Assassins’s Creed Valhalla, League of Legends), renomado vocalista e multi-instrumentista da banda norueguesa de folk nórdico, Wardruna. A cantora espanhola Celica Soldream (World of Warcraft) também se juntou à dupla na empreitada.
Backstage with one of my favorite musicians, Einar Selvik of @wardruna as they kick of their west coast tour at the historic Ace Theater in downtown LA. Had the immense pleasure of working with him recently on the @Rend soundtrack! pic.twitter.com/KS4sKO8zw3
— Neal Acree (@neal_acree) September 15, 2018